! Bruxelas prevê retorno ao crescimento no terceiro trimestre - 14/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

14/09/2009 - 07h10

Bruxelas prevê retorno ao crescimento no terceiro trimestre

BRUXELAS, Bélgica, 14 Set 2009 (AFP) - A Comissão Europeia aposta em uma recuperação econômica na zona euro a partir do terceiro trimestre deste ano, apesar da manutenção da previsão de retrocesso do Produto Interno Bruto (PIB) para o conjunto de 2009.

Nas previsões econômicas atualizadas, Bruxelas indica que espera um crescimento do PIB de 0,2% no terceiro trimestre e de 0,1% no quarto, depois dos recuos de 2,5 e de 0,1% no primeiro e segundo trimestres, respectivamente.

Nas previsões anteriores, publicadas em maio, Bruxelas apostava em uma contração de 0,3% no terceiro trimestre e de 0,1% no quarto, antes de um crescimento zero nos três primeiros meses de 2010 e de 0,1% no segundo trimestre do mesmo ano.

"A situação econômica melhorou substancialmente desde o segundo trimestre, o que permite estabelecer melhores perspectivas de crescimento para o segundo semestre de 2009", afirma a Comissão Europeia em um comunicado.

No entanto, o Executivo do bloco mantém a previssão de queda do PIB de 4% para todo o ano, na zona euro e no conjunto da UE, já que a atividade caiu mais do que o previsto no fim de 2008 e início de 2009.

A incerteza sobre a recuperação econômica prosseguirá muito elevada, destaca a Comissão.

"Apesar de ser possível que a recuperação surpreenda por sua intensidade a curto prazo, precisamos ver em que medida será duradoura", completa.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host