! Japan Airlines anuncia 6.800 demissões e busca aliança - 15/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

15/09/2009 - 09h00

Japan Airlines anuncia 6.800 demissões e busca aliança

TÓQUIO, Japão, 15 Set 2009 (AFP) - A companhia aérea Japan Airlines (JAL) anunciou nesta terça-feira que eliminará 6.800 postos de trabalho e buscará uma aliança com uma companhia estrangeira para voltar a ter lucro, depois do prejuízo provocado pela crise econômica internacional.

As demissões, que reduzirão o quadro de funcionários da JAL em 14%, são parte de um plano de reestruturação de emergência aplicado pela maior companhia aérea da Ásia, que também busca uma ajuda financeira do governo.

A JAL, que perdeu mais de um bilhão de dólares no segundo trimestre de 2009, já eliminou milhares de empregos nos últimos anos.

A empresa anunciou ainda que deseja concluir uma aliança com uma companhia estrangeira até meados de outubro, mas não citou nenhum sócio potencial.

Segundo fontes do mercado, as americanas Delta Air Lines e American Airlines estariam interessadas em uma participação na companhia japonesa.

A Delta integra a aliança de companhias aéreas SkyTeam, enquanto a JAL e a American Airlines pertencem à aliança rival Oneworld.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host