! Dólar em alta faz petróleo fechar em leve queda em NY e Londres - 18/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/09/2009 - 16h49

Dólar em alta faz petróleo fechar em leve queda em NY e Londres

NOVA YORK, EUA, 18 Set 2009 (AFP) - Os preços do petróleo encerraram a sexta-feira em leve baixa em Nova York e Londres, em um dia de mercados calmos, afetados por uma modesta valorização da moeda americana e por realizações de lucros.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em outubro terminou a 72,04 dólares, uma queda de 43 centavos.

Na InterContinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em novembro perdeu 23 centavos, cotado a 71,32 dólares.

"Tivemos algumas realizações de lucros, operadores liquidando suas posições antes do fim de semana", destacou Mike Fitzpatrick, da MF Global, para quem a baixa não foi muito significativa.

Os preços se mantivem acima dos 72 dólares, na parte alta da estreita margem na qual o barril evolui há três semanas.

Uma leve valorização do dólar colocou os preços sob pressão.

Por outro lado, a tendência de desvalorização da moeda americana - o dólar tem sido negociado em seu patamar mais baixo em quase um ano em relação ao euro - beneficia as matérias-primas porque torna os preços cotados em dólar mais atraentes para investidores que compram em outras divisas.

"Não há notícias, com exceção do dólar", destacou Bart Melek, da BMO Capital Markets.

Após fechar levemente acima dos 68 dólares há uma semana, o barril de WTI chegou a 72,51 dólares na quarta-feira - graças, principalmente, a uma importante redução dos estoques de cru anunciada pelo departamento de Energia americano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host