! EUA: acordos bilaterais ajudarão negociações de Doha - 18/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

18/09/2009 - 16h33

EUA: acordos bilaterais ajudarão negociações de Doha

WASHINGTON, EUA, 18 Set 2009 (AFP) - Os Estados Unidos estimaram nesta sexta-feira que a conclusão das negociações comerciais da rodada de Doha pode ser alcançada através de acordos bilaterais que ajudem a neutralizar as divergências entre as principais economias na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os negociadores que participam desta rodada de liberalização das trocas comerciais concluíram nesta sexta-feira uma semana de conversações na sede da OMC, em Genebra, com um plano de trabalho para tentar superar o impasse.

"Washington se declarou satisfeito com o reconhecimento do fato de que, além da retomada do processo de negociações multilaterais, um elemento importante para fazer com que Doha avance é o comprometimento por parte de seus Estados membros de avaliar a natureza das diferenças que os opõem e enfrentá-las" afirmou Carol Guthrie, porta-voz do Representante de Comércio Exterior americano.

As negociações da Rodada de Doha começaram em 2001 com o objetivo de criar um novo acordo de liberalização do comércio que estimularia as trocas globais para ajudar os países pobres.

Entretanto, os desacordos entre os principais blocos frearam até agora todas as tentativas para alcançar um consenso.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host