! Lula leva ao G20 carta de 88 países contra protecionismo - 24/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

24/09/2009 - 17h49

Lula leva ao G20 carta de 88 países contra protecionismo

PITTSBURGH, EUA, 24 Set 2009 (AFP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregará nesta sexta-feira a seus colegas do G20, reunidos em Pittsburgh (EUA), um documento firmado por 88 países em desenvolvimento que denuncia o protecionismo comercial, informou nesta quinta-feira uma fonte diplomática brasileira.

O documento será distribuído no almoço previsto para o Centro de Convenções de Pittsburgh, antes da última sessão de trabalho da Cúpula do G20, que reúne as potências industrializadas e os emergentes para analisar a recente crise econômica mundial.

O texto assinala que a crise foi causada pelos países ricos, mas que os países em desenvolvimento sofreram seu impacto, agravado por medidas protecionistas.

Os signatários pedem ao G20 que cumpra, com fatos concretos, suas promessas de reativar a Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), segundo fontes diplomáticas.

A Rodada de Doha, iniciada no final de 2001, está paralisada devido às exigências dos países emergentes, que buscam uma maior abertura dos mercados agrícolas, e da posição dos países ricos, que querem um maior acesso de seus produtos ao restante do planeta.

Brasil e Índia são atualmente os principais articuladores das exigências dos países emergentes.

A carta dos 88 países em desenvolvimento foi negociada por seus representantes junto à OMC, organização sediada em Genebra.

A OMC prevê que a crise econômica provocará este ano uma contração de 9% nos intercâmbios comerciais.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host