! Lula: mundo caminha para nova ordem econômica com emergentes - 25/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/09/2009 - 20h26

Lula: mundo caminha para nova ordem econômica com emergentes

PITTSBURGH, EUA, 26 Set 2009 (AFP) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que o mundo caminha para uma nova ordem econômica, ao saudar a transferência de votos no FMI para dar mais peso aos países emergentes.

A Cúpula do G20 de potências industrializadas e principais países emergentes, realizada hoje, em Pittsburgh, decidiu transferir "ao menos 5%" do poder de voto no Fundo Monetário Internacional (FMI) e 3% no Banco Mundial para os países emergentes, "refletindo o peso econômico relativo de seus membros".

"É uma vitória extraordinária", disse Lula, para quem as conclusões da Cúpula demonstram que "o mundo está caminhando rapidamente para uma nova ordem econômica mundial".

Os países emergentes queriam a transferência de 7% dos votos no FMI e de 6% no Banco Mundial, mas Lula ficou amplamente satisfeito e afirmou que o resultado constitui uma "demonstração de flexibilidade" para os que acreditavam que apesar da crise, "não ia ocorrer nada no mundo".

"Nas desgraças de uma crise, surge a possibilidade de se fazer coisas que de outro modo não faríamos".

A Cúpula de Pittsburgh substituiu o G8, dos países ricos, pelo G20, agregando os principais emergentes na coordenação das grandes questões econômicas mundiais.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host