! Petróleo fecha em leve alta em NY e Londres - 25/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

25/09/2009 - 17h10

Petróleo fecha em leve alta em NY e Londres

NOVA YORK, EUA, 25 Set 2009 (AFP) - Os preços do petróleo fecharam em leve alta nesta sexta-feira em Nova York e Londres, depois de duas sessões de queda, em um mercado pressionado entre indicadores econômicos decepcionantes e a retomada da tensão com o Irã.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em novembro fechou em 66,02 dólares, alta de 13 centavos em relação ao fechamento de quinta-feira.

Depois de perder 5,87 dólares nas duas sessões anteriores, mais de 8%, o cru teve um dia muito volátil.

Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com vencimento no mesmo período, ganhou 29 centavos, a 65,11 dólares.

"O mercado recupera a confiança", considerou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. "Os indicadores econômicos foram decepcionantes, o que neutralizou qualquer tentativa de recuperação estimulada pelas declarações do presidente Barack Obama sobre o programa nuclear iraniano", explicou.

Os investidores receberam negativamente a surpreendente queda da demanda por bens duráveis em agosto nos Estados Unidos, que lembrou aos investidores que, embora a atividade mostre sinais de recuperação, mantém-se fraca e a demanda de cru também.

Nesta sexta-feira, o presidente norte-americano Barack Obama afirmou que o Irã está construindo uma segunda usina nuclear secreta, informação desmentida por Teerã. Vários líderes ocidentais exigiram novas sanções contra a República Islâmica.

"Os corretores devem ficar em alerta se a situação evoluir para um conflito militar, porque o Irã está situado no estreito de Ormuz, por onde passa 20% do petróleo consumido no mundo", advertiu Phil Flynn, da PFG Best Research.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host