! Adiada reunião bilateral entre Lula e Chávez - 27/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/09/2009 - 16h00

Adiada reunião bilateral entre Lula e Chávez

PORLAMAR, Venezuela, 27 Set 2009 (AFP) - A reunião bilateral entre os presidentes venezuelano, Hugo Chávez, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para este domingo em Ilha Margarita (norte da Venezuela) durante a cúpula América do Sul-África foi adiada, anunciou o presidente brasileiro.

"Disse a Chávez: 'Queria propor a você o adiamento da bilateral' e ele suspirou aliviado. Ele também queria, mas acho que tinha vergonha de me dizer. Dá muito trabalho receber tanta gente", explicou Lula em uma entrevista coletiva à imprensa.

Os dois presidentes pensavam em se reunir após a cúpula como parte dos encontros trimestrais que são realizados há meses. Segundo fontes oficiais, a reunião foi adiada para meados do mês de outubro.

"Quero vir na colheita da soja", disse Lula.

Durante o encontro bilateral será assinado o acordo da refinaria Abreu e Lima, no nordeste do Brasil, um projeto conjunto das estatais petroleiras venezuelana PDVSA e brasileira Petrobras.

O projeto foi alvo de diversos desentendimentos entre os dois países.

A usina Abreu e Lima, que ficará localizada próximo a Recife, permitirá o processamento de cerca de 200.000 barris de petróleo diários, segundo números oficiais.

A usina está em fase inicial de construção porque a Petrobras decidiu iniciar as obras sem esperar um acordo com a empresa venezuelana, e a previsão é de que suas operações comecem até o final de 2011.

Outro assunto que Lula e Chávez debaterão será "as perspectivas do processo de adesão da Venezuela no Mercosul", que depende há anos da aprovação dos parlamentos de Brasil e Paraguai.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host