! ASA decide fortalecer economia e fomentar comércio regional - 27/09/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

27/09/2009 - 20h49

ASA decide fortalecer economia e fomentar comércio regional

PORLAMAR, Venezuela, 27 Set 2009 (AFP) - Os países firmantes da declaração final da II Cúpula América do Sul-África concordaram neste domingo em "fortalecer" os sistemas econômicos das duas regiões, criar medidas de "proteção financeira" e incrementar os intercâmbios comerciais.

"Concordamos com a necessidade de fomentar o desenho de uma nova arquitetura financeira internacional e regional, com a finalidade de obter um desenvolvimento integral de nossos povos", destaca o documento, assinado por cerca de 60 governos sul-americanos e africanos.

A declaração salienta a necessidade de se "fortalecer os sistemas regionais, por meio da promoção de instituições financeiras e monetárias favorecedoras de uma visão de solidariedade, cooperação e desenvolvimento regional".

O documento destaca ainda a necessidade de se "avançar na adoção das medidas de proteção financeira necessárias para prevenir os custos da crise econômica internacional".

A declaração também defende o fomento "ativo do intercâmbio Sul-Sul" baseado nos "princípios de transparência, complementação, cooperação e solidariedade, que permitam uma distribuição adequada dos benefícios derivados do intercâmbio de bens e serviços".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host