! EUA querem ação contra o Irã por financiamiento do terrorismo - 04/10/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/10/2009 - 11h33

EUA querem ação contra o Irã por financiamiento do terrorismo

ISTAMBUL, Turquia, 4 Out 2009 (AFP) - Os Estados Unidos pediram neste domingo em Istambul um ação internacional contra a lavagem de dinheiro e o risco de financiamento do terrorismo através do Irã, exigindo da comunidade internacional a aplicação de sanções contra os bancos deste país.

Em uma reunião do órgão diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, manifestou preocupação no que diz respeito ao financiamento ilegal procedente do Irã.

Geithner pediu a adoção "medidas de represália para proteger o sistema financeiro internacional da lavagem de dinheiro e riscos de financiamento do terrorismo provenientes do Irã".

O secretário americano do Tesouro também exigiu que "todas as nações exerçam uma vigilância reforçada das atividades de suas instituições financeiras com instituições financeiras iranianas, incluindo as filiais no exterior, em particular as que envolvem os bancos iranianos Saderat e Melli".

Washington já acusou Teerã várias vezes de financiar o terrorismo ou apoiar os movimentos incluídos na lista de grupos terroristas estabelecida pela Casa Branca, como o Hezbollah.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host