! FMI: manutenção das políticas de estímulo e aumento das cotas de emergentes - 04/10/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

04/10/2009 - 10h57

FMI: manutenção das políticas de estímulo e aumento das cotas de emergentes

ISTAMBUL, Turquia, 4 Out 2009 (AFP) - Os 186 países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) se comprometeram neste domingo a manter as políticas de respaldo orçamentário, monetário e ao setor financeiro, ao mesmo tempo em que manifestaram apoio ao aumento das cotas dos países emergentes, ao fim de uma assembleia em Istambul.

"As medidas políticas decisivas e coordenadas dão espaço aos sinais de começo da recuperação", afirma uma declaração conjunta do Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMCF, na sigla em inglês), que reuniu os ministros das Finanças dos 186 países.

Por este motivo prometem manter as políticas até a garantia de uma recuperação duradoura.

Ao mesmo tempo, os Estados membros do Fundo respaldaram neste domingo o aumento das cotas para os países emergentes de pelo menos 5%, como decidiu o G20 há uma semana na reunião de Pittsburg.

"Respaldamos a transferência de cotas aos mercados emergentes dinâmicos e os países em desenvolvimento de pelo menos 5%, por parte de países muito representados a outros subrepresentados", afirma o comunicado do IMFC, a instância dirigente do FMI.

Os países membros do Fundo, que integram o IMFC, deram prazo à diretoria do FMI até janeiro de 2011 para as mudanças.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host