! Petróleo continua subindo em NY e Londres, sustentado por queda do dólar - 06/10/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/10/2009 - 18h13

Petróleo continua subindo em NY e Londres, sustentado por queda do dólar

NOVA YORK, EUA, 6 Out 2009 (AFP) - Os preços do petróleo continuaram subindo nesta terça-feira em Nova York e Londres, estimulados pela baixa do dólar, cujo papel de moeda de referência para a negociação do cru está sendo questionado por alguns países.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em novembro terminou a 70,88 dólares, em alta de 47 centavos.

Na InterContinentalExchange, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 52 centavos, a 68,56 dólares.

"A desvalorização do dólar provocou um fluxo de capital para o petróleo", afirmou Jim Ritterbusch, da Ritterbusch Oil Associates.

Os investidores - cada vez mais otimistas sobre a perspectiva de uma recuperação econômica - fugiram da moeda americana, considerada valor refúgio, para ativos mais arriscados e matérias-primas.

Segundo o jornal britânico The Independent desta terça, os países árabes do Golfo estudam com China, Rússia, Japão e França a possibilidade de substituir o dólar nas transações petroleiras por uma cesta de divisas que incluiria o iene, o iuane, o euro e a futura moeda comum do Golfo.

À espera de que o dólar seja abandonado, "a moeda de transição poderia ser o ouro, segundo fontes de bancos chineses", indica o jornal.

A informação foi rapidamente desmentida por vários dos países citados, entre eles Kuwait, Qatar e Rússia.

"Há muitos rumores", indicou o corretor independente Ellis Eckland. "Isto é negativo para o dólar e, em consequência, faz subir os preços do petróleo. Isso afetaria o status da moeda de reserva mundial do dólar".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host