! Trabalhadores sequestram diretor de fábrica americana na França - 06/10/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

06/10/2009 - 07h48

Trabalhadores sequestram diretor de fábrica americana na França

ORLEANS, França, 6 Out 2009 (AFP) - Trabalhadores em greve de uma fábrica do grupo americano Dow Chemical no centro da França, que produz adesivos especiais para veículos e embalagens e que fechará as portas em 2010, retêm nesta terça-feira o diretor da mesma.

O diretor da fábrica Rohm and Hass de Semoy está sequestrado desde a tarde de segunda-feira, afirmou à AFP Christian Herpin, representante de um dos principais sindicatos franceses, a CFDT.

"Vinte trabalhadores permaneceram no local toda a noite. Tudo transcorreu de maneira calma. Outros trabalhadores chegaram na parte da manhã para assumir os postos, completou.

"Estamos em greve e a fábrica está fechada. O diretor pode sair do escritório e ir aonde quiser, mas não sair do perímetro da usina", declarou Martine Filippini, secretária do comitê de empresa.

"Protestamos contra o fechamento da fábrica, sobretudo depois que os especialistas mostraram que é rentável", acrescentou.

O local tem 97 funcionários e o fechamento está previsto para o fim de 2010.

O grupo americano, que se declarou disposto a ter uma reunião com os representantes dos trabalhadores, anunciou o fechamento da fábrica de Semoy dentrode uma reestruturação das atividades na França.

O sequestro de diretores de empresas que anunciam planos de demissões, sobretudo no setor automotivo, se transformou nos últimos meses em uma nova medida de pressão dos trabalhadores franceses.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host