! Petróleo cai após alta de estoques nos EUA - 07/10/2009 - AFP - Economia
UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

07/10/2009 - 18h16

Petróleo cai após alta de estoques nos EUA

NOVA YORK, EUA, 7 Out 2009 (AFP) - Os preços do petróleo recuaram claramente nesta quarta-feira em Nova York e Londres, após dois pregões em alta, afetados pelo avanço dos estoques de produtos refinados nos Estados Unidos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate (light sweet crude) para entrega em novembro fechou a 69,57 dólares, em baixa de 1,31 dólar em relação ao preço de terça-feira.

Em Londres, o Brent do Mar do Norte com igual vencimento caiu 1,36 dólar, a 67,20 dólares o barril.

Após patinar na abertura, os preços se orientaram para baixo com os dados semanais do departamento de Energia sobre as reservas de petróleo e derivados nos Estados Unidos, primeiro consumidor mundial do produto.

Apesar da inesperada queda de 1 milhão de barris de petróleo na semana passada, os estoques de gasolina subiram em 2,9 milhões de barris, cinco vezes mais que o previsto.

"No total, temos mais produtos petroleiros esta semana nos tanques que na semana anterior", resumiu Jason Schenker, da Prestige Economics, destacando que a alta nas reservas de gasolina foi "surpreendentemente forte".

"O petróleo foi transformado em produtos refinados e os consumidores não consomem petróleo bruto, e sim produtos refinados. Se há mais produtos refinados, isto faz cair o mercado".

Tanto as reservas de petróleo como as de gasolina, diesel e combustível de calefação estão acima da média para este período.

"Os estoques de produtos refinados continuam subindo, e isto representa um problema para a capacidade de armazenamento e aumenta o risco de que as refinarias reduzam seu ritmo de refino", estimou Antoine Halff, do Newedge Group. "O lógico é que as refinarias americanas reduzam a produção".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host