UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/11/2009 - 15h38

Ford surpreende com lucros de US$ 1 bilhão no terceiro trimestre

WASHINGTON, EUA, 2 Nov 2009 (AFP) - A montadora norte-americana Ford, deficitária há três anos, obteve no terceiro trimestre deste ano lucro líquido de 997 milhões de dólares e um resultado operacional de 1,1 bilhão - seu primeiro superávit desde o começo de 2008.

No terceiro trimestre do ano passado, o grupo havia registrado perda de 161 milhões de dólares, segundo comunicado da empresa.

Os resultados anunciados hoje são muito superiores às expectativas do mercado, que antecipava uma perda líquida de 12 centavos por ação. A Ford registrou, na realidade, um lucro de 26 centavos por ação.

É "um pequeno milagre" para a única montadora americana que se salvou da quebra este ano, considerou o analista Douglas McIntyre no site 247WallSt.com. "Ninguém acreditava que a Ford pudesse ganhar dinheiro na América do Norte, exceto a própria Ford", afirmou.

Foi justamente na América do Norte, que a Ford registrou um resultado operacional sem os impostos de 357 milhões de dólares - o primeiro resultado positivo desde o primeiro trimestre de 2005.

Os bons resultados devem-se a uma melhora das vendas, em particular nos Estados Unidos, assim como a uma importante redução dos custos. Esta redução foi de um bilhão de dólares para totalizar 4,6 bilhões nos nove primeiros meses do ano. A cifra é superior aos objetivos do grupo (4 bilhões de dólares).

O volume de negócios foi, no terceiro trimestre, de 30,9 bilhões de dólares.

As cifras foram impulsionadas, em parte, devido às reduções de postos de trabalho mas, também, graças a uma popular medida do governo de estímulo às vendas: um programa de financiaciamento de impostos, em vigor em julho e agosto.

Em seu comunicado, a Ford diz esperar a volta de uma "sólida rentabilidade", se não aparecerem elementos excepcionais, em 2011.

O grupo registrou, também, lucros em seus negócios na América do Sul, Europa, Ásia Pacífico e África.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host