UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

02/11/2009 - 08h40

BP anuncia lucro no 3º trimestre e gastos bilionários após vazamento

LONDRES, 2 Nov 2010 (AFP) -O grupo petroleiro britânico BP anunciou nesta terça-feira um lucro líquido de 1,785 bilhão de dólares no terceiro trimestre do ano, seis meses depois da explosão de uma plataforma no Golfo do México, que obrigou a empresa a desembolsar quase US$ 40 bilhões.

Em um comunicado, a BP informa que gastou efetivamente até o momento 11,6 bilhões de dólares para pagar os custos da maré negra. O valor inclui os gastos efetuados para conter e limpar o petróleo derramado, as quantias pagas aos estados afetados e às autoridades americanas, assim como as indenizações de particulares.

A empresa incluiu nas contas uma verba de 7,7 bilhões de dólares adicional para o terceiro trimestre, o que eleva a US$ 39,9 bilhões o valor global destinado aos gastos provocados pela catástrofe.

No segundo trimestre, o grupo anunciou um prejuízo de 16,9 bilhões de dólares, em consequência das reservas para enfrentar os custos do vazamento.

A explosão da plataforma Deepwater Horizon, em 20 de abril no Golfo do México, provocou a morte de 11 trabalhadores e o maior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos.

Também nesta terça-feira, em Tóquio, a BP exigiu o pagamento de 1,9 bilhão de dólares da Moex Offshore, uma filial da japonesa Mitsui and Co. para que esta participe nos gastos para superar a tragédia ambiental.

A Moex Offshore pertence à Mitsui Oil Exploration, unidade da Mitsui and Co., que não concorda com o valor exigido.

A Moex Offshore possui 10% do poço de petróleo submarino que originou a contaminação.
Hospedagem: UOL Host