UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/11/2009 - 20h19

Petróleo supera os 80 dólares em Nova York

NOVA YORK, EUA, 4 Nov 2009 (AFP) - Os preços do petróleo subiram pela terceira sessão consecutiva nesta quarta-feira em Nova York, com o barril superando os 80 dólares, em reação a uma inesperada queda dos estoques de cru nos Estados Unidos e a mais uma desvalorização da moeda americana.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em dezembro terminou a 80,40 dólares, uma alta de 80 centavos.

O WTI já acumula um aumento de 3,40 dólares nas três últimas sessões, e não fechava acima dos 80 dólares desde 26 de outubro.

Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 78 centavos, a 78,89 dólares.

Depois de três semanas de alta consecutiva, as reservas americanas de cru sofreram uma redução de 4,0 milhões de barris na semana passada, segundo dados do departamento de Energia (DoE).

"Foi uma grande surpresa para o mercado", afirmou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. "Junto com a queda do dólar, isso contribuiu para elevar os preços do petróleo".

A moeda sofreu mais uma forte queda em relação ao euro, cotada a 1,48 dólar.

Segundo Lipow, os operadores foram estimulados também pelo Federal Reserve (Fed), que anunciou a manutenção por um longo período de sua taxa básica de juros perto de zero para apoiar a atividade econômica.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host