UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/11/2009 - 19h32

Petróleo cai em NY e Londres

NOVA YORK, EUA, 5 Nov 2009 (AFP) - Os preços do petróleo recuaram nesta quinta-feira em Nova York e em Londres, perdendo quase a totalidade do ganho conseguido na véspera, em um pregão marcado pela realização de lucros.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em dezembro fechou a 79,62 dólares, em baixa de 78 centavos em relação ao fechamento de quarta-feira.

No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento perdeu 90 centavos, a 77,89 dólares.

O mercado foi afetado pela realização de lucros, após a alta da quarta-feira provocada pela publicação do relatório semanal sobre as reservas de petróleo nos Estados Unidos e pela inesperada queda nos estoques do cru, explicou Jason Schenker, da Prestige Economics.

"O relatório provocou uma forte volatilidade na quarta-feira, mas não mudou a situação básica: reservas de petróleo abundantes e estoques de produtos destilados próximos aos limites históricos", lembrou o analista.

Desde o início da semana, o barril havia acumulado um ganho de 3,40 dólares.

"Os preços evoluem em uma faixa estreita há uma semana, entre 77 e 81 dólares. O mercado busca uma brecha, mas os dados econômicos seguem incertos", disse Schenker, em referência ao relatória do Federal Reserve publicado na quarta-feira.

O Fed adverte para o excesso de otimismo sobre o estado da economia americana e de suas perspectivas.

"O cálculo oferta/procura impede o mercado de superar os 80 dólares: é um quadro familiar que se repete", observou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

Os investidores se mantêm prudentes diante dos números mensais do desemprego nos Estados Unidos, que sairão nesta sexta-feira e que têm um forte impacto sobre os mercados.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host