UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/11/2009 - 12h41

China inicia investigação antidumping sobre veículos dos EUA

PEQUIM, China, 6 Nov 2009 (AFP) - O minstério chinês do Comércio anunciou nesta sexta-feira a abertura de uma investigação antidumping sobre certos veículos americanos importados.

A investigação diz respeito a veículos que teriam recebido subvenções indevidas e que o procedimento foi pedido por fabricantes chineses e atendido depois de um exame cuidadoso do caso.

A pouco mais de uma semana da visita do presidente Barack Obama, a China continua respondendo golpe por golpe aos Estados Unidos na batalha comercial que os dois países confrontam.

A investigação aberta nesta sexta envolve os automóveis e veículos 4X4 dotados de motores de dois ou mais litros, importados dos Estados Unidos.

O ministério não deu maiores detalhes nem estabeleceu um possível calendário para a conclusão das investigações.

Esta escalada da tensão entre a primeira e terceira potências econômicas mundiais, muito dependentes entre si, acontece às véspera da visita de Obama à China, de 15 a 18 de novembro.

A administraçao Obama, por sua vez, está decidida a defender sem concessões os direitos dos Estados Unidos no caso de manobras contra o livre comércio.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host