UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

07/11/2009 - 18h07

Cuba e Irã assinam acordos de transporte, indústria leve e eletrônica

HAVANA, Cuba, 7 Nov 2009 (AFP) - Cuba e Irã assinaram uma dezena de acordos para desenvolver projetos nas áreas de transporte, indústria leve, eletrônica e no setor bancário, durante a Feira Internacional de Havana que termina neste sábado, informou a mídia local.

"Com as condições que foram criadas, podemos elevar nossas relações comerciais aos níveis desejados", disse à televisão cubana o ministro iraniano de Indústria e Minas, Ali Akbar Mehrabian, após assinar os pactos com o vice-presidente do Conselho de Ministros cubano, Jorge Luis Sierra.

Sierra, por sua vez, destacou que os acordos "permitem uma maior interação entre nossas economias, aumentar a realização de projetos conjuntos e financiar (outros) que permitam aumentar a produção de nossa indústria".

Segundo a televisão local, os convênios "incluem importantes ramos da economia, como a indústria leve, a eletrônica, o transporte e o setor bancário".

O jornal oficial Granma destaca que, entre os pactos ratificados, está um assinado entre o Grupo Industrial de Bens de Consumo (GBC) e a Corporação Cimex com a sociedade iraniana Entekhab Industrial Group (SNOWA) para produzir "refrigeradores e outros artigos para o mercado cubano".

O Granma também dá destaque aos acordos firmados entre "a estatal Empresa Importadora Geral de Transporte (EIGT) e a iraniana Wagon Pars (...) no setor ferroviário" e entre o Banco para o Desenvolvimento das Exportações do Irã e o Banco Exterior de Cuba, sem dar mais detalhes.

Ainda de acordo com o jornal, outros acordos estabelecem a venda para Cuba de matérias-primas para a produção de "detergentes, resinas sintéticas e sacolas plásticas", e estimulam o comércio "de produtos nas duas direções".

O comércio entre Cuba e Irã se dinamizou nos dois últimos anos, passando de 22,9 milhões de dólares em 2007 para 46,4 milhões em 2008, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas cubano.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host