UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/11/2009 - 19h07

Paraguai garante que apagão no Brasil não começou em Itaipu

ASSUNÇÃO, Paraguai, 11 Nov 2009 (AFP) - A companhia estatal de eletricidade do Paraguai ANDE afirmou nesta quarta-feira que o apagão que afetou 18 estados do Brasil e todo o Paraguai não se originou na represa binacional Itaipu, e sim em uma linha de transmissão de uma empresa brasileira.

O apagão aconteceu "como consequência de uma falha em três linhas de transmissão, de 750.000 volts cada uma, na região de São Paulo", indicou à AFP o engenheiro Jacinto Bernal, porta-voz da ANDE.

"Estas (linhas) deixaram de funcionar por problemas atribuídos ao mau tempo. Itaipu conseguiu continuar produzindo, mas sem linha", explicou.

A companhia negou qualquer possibilidade de sabotagem ou ataque terrorista, como insinuaram alguns veículos da imprensa americana.

"A origem do colapso elétrico que atingiu os dois países teve sua origem em uma perturbação do sistema elétrico brasileiro. Itaipu não pôde transmitir eletricidade porque as linhas de transmissão não estavam funcionando", insistiu.

O Paraguai ficou sem energia por cerca de 30 minutos, a partir das 21H13 local (22H13 Brasília). No Brasil, algumas regiões chegaram a ficar seis horas sem luz.

O porta-voz da ANDE disse ainda que o Paraguai recebe 70% de sua energia de Itaipu - usina que compartilha com o Brasil - e 30% da usina de Yacyretá, que compartilha com a Argentina.

Além disso, observou que, com o corte de energia no Brasil, as 18 turbinas de Itaipu pararam de gerar automaticamente, e as que estavam interconectadas a Yacyretá também.

"Aconteceu uma desconexão total, que conseguimos reverter rapidamente", afirmou.

O apagão atingiu a totalidade dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo e parcialmente os estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Acre e Rondônia, além do Paraguai.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host