UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/11/2009 - 06h49

Venezuela assina acordos de cooperação com o Pará

CARACAS, Venezuela, 11 Nov 2009 (AFP) - A Venezuela e o estado brasileiro do Pará assinaram na noite de terça-feira em Caracas vários acordos nos setores de energia, turismo, siderurgia e educação, entre outros.

"Vamos trabalhar sem demora. A integração deve ser levada ao concreto, ao real", afirmou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que assinou os acordos ao lado da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

Entre os convênios e memorandos de entendimento se destaca um para projetos agropecuários, centrado na troca de tecnologia para sementes de soja e mandioca, saúde e nutrição animais.

Também foi assinado um memorando de entendimento em energia, outro para estabelecer uma rota marítima entre as duas regiões e outro para criar uma usina siderúrgica de médio porte para conversão ferro do Pará.

Um convênio pretende estimular os intercâmbios dos povos indígenas do Brasil e da Venezuela, além de intensificar a cooperação em turismo, esporte e cultura e para fomentar os intercâmbio na área universitária.

"O mundo não aceita que queiramos nos unir e ser uma economia forte", afirmou a governadora do Pará, que pertence ao Partido dos Trabalhadores (PT) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ana Júlia Carepa também pediu ao Senado brasileiro que aprove a entrada da Venezuela no Mercosul.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host