UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/11/2009 - 18h53

Aumento dos estoques de petróleo nos EUA provoca queda dos preços

NOVA YORK, EUA, 12 Nov 2009 (AFP) - Os preços do petróleo caíram nesta quinta-feira em Nova York, depois de registrado um forte aumento dos estoques norte-americanos e em meio a uma demanda ainda em baixa.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em dezembro fechou a 76,94 dólares, perdendo 2,34 dólares em relação ao encerramento de quarta-feira.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento, perdeu 1,93 dólar, fechando a 76,02 dólares.

Em baixa moderada na abertura, os preços registraram forte queda após a publicação das estatísticas semanais do Departamento americano da Energia (DoE), qualificadas de "horríveis" pelos analistas do Morgan Stanley.

Os números mostraram "uma forte alta dos estoques, apesar de fracas importações, num momento em que a demanda permanece baixa", explicaram.

As reservas de bruto, que registraram um recuo inesperado na semana anterior, voltaram a crescer na semana passada; registraram um aumento de 1,8 milhão de barris, muito superior às previsões dos analistas.

Além disso, para a surpresa do mercado, os estoques de gasolina aumentaram em 2,5 milhões de barris.

Apesar do início de recuperação econômica nos Estados Unidos, maior consumidor mundial de petróleo, a demanda continuou em baixa (-4,7% nas quarto últimas semanas em relação ao mesmo período de 2008).

"Os números do DoE decepcionaram os corretores do mercado de petróleo", admitiu Adam Sieminski, do Deutsche Bank. "O aumento dos estoques sugere que a oferta permanece alta e a demanda baixa", analisou.

"Além disso, o dólar subiu, o que geralmente basta para provocar a queda dos preços", acrescentou.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host