UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

12/11/2009 - 08h46

Grandes países da UE divulgam comunicado sobre crise da Irlanda

SEUL, 12 Nov 2010 (AFP) -As cinco maiores economias europeias, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália e Espanha, divulgaram um comunicado conjunto nesta sexta-feira para tentar devolver a confiança aos mercados, inquietos pela situação política e financeira da Irlanda.

No texto, divulgado à margem da reunião de cúpula do G20 em Seul, os ministros das Finanças dos países recordam que as discussões sobre mecanismos de resolução de futuras crises na Eurozona não envolvem a situação atual de certas nações endividadas.

"Qualquer mecanismo só entrará em vigor depois de meados de 2013, sem nenhum impacto nos dispositivos atuais", afirma o comunicado.

De acordo com uma proposta de França e Alemanha, os 27 membros da União Europeia (UE) aceitaram no fim de outubro o princípio de uma revisão limitada dos tratados vigentes para incluir o mecanismo de resgate de um Estado perto da falência.

Os juros dos bônus de Estado irlandeses e portugueses bateram recordes na quinta-feira, afetando a cotação do euro em um mercado temeroso de que a crise da dívida em países periféricos da Eurozona esteja iniciando uma segunda fase aguda, seis meses depois da ajuda à Grécia.
Hospedagem: UOL Host