UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/11/2009 - 19h00

Cúpula FAO: Brasil e França defendem cronograma contra fome

ROMA, Itália, 16 Nov 2009 (AFP) - Brasil e França propuseram nesta segunda-feira, durante a cúpula da FAO em Roma, "o debate e a aprovação rápida de um cronograma" para a segurança alimentar mundial.

Os ministros francês e brasileiro da Agricultura, Bruno Le Maire e Guilherme Cassel, defenderam em uma declaração comum "a discussão e a adoção rápida de um cronograma para os próximos dois anos visando à segurança alimentar mundial".

"Este cronograma deverá ser aprovado por todos os atores, e terá que consolidar as visões prospectivas para uma alimentação duradoura, suficiente e saudável até 2050. Ele deverá prever recomendações para melhorar a eficácia e a coordenação da ajuda", acrescentaram.

"Decidimos com o Brasil trabalhar juntos, tomar medidas concretas para favorecer o desenvolvimento e a independência agrícola no maior número possível de países, e para conseguir lutar concretamente contra a fome no mundo", declarou Le Maire à imprensa.

"Vamos trabalhar com três temas específicos", destacou o ministro francês, citando em primeiro lugar "a estabilização dos preços agrícolas e a regulação mundial dos mercados agrícolas".

Os dois outros temas são "a compra e a predação das terras agrícolas em diversas partes do mundo" e "o desenvolvimento sustentável".

"Depois de Copenhague, um novo esforço deverá ser dedicado à adaptação e à atenuação" do impacto do aquecimento global sobre a agricultura.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host