UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/11/2009 - 19h34

Petróleo sobe mais de 2 dólares em NY e Londres em mercado otimista

NOVA YORK, EUA, 16 Nov 2009 (AFP) - Os preços do petróleo terminaram em forte alta nesta segunda-feira em Nova York e Londres, em um mercado que aos poucos recupera o otimismo sobre a recuperação da economia mundial, após a divulgação de dados sobre o crescimento do Japão.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em dezembro fechou a 78,90 dólares, um salto de 2,55 dólares (mais de 3%).

Na InterContinentalExchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o vencimento em janeiro ganhou 2,45 dólares, a 78,76 dólares.

"Recebemos boas notícias sobre a economia japonesa. Somado ao enfraquecimento do dólar, isso alenta o aumento não apenas do petróleo, mas também das outras matérias-primas", explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

Os mercados receberam positivamente os dados da economia japonesa, que registrou suas maiores taxas de crescimento em dois anos e meio no terceiro trimestre de 2009, contrariando os prognósticos e confirmando o fim da recessão mais longa do pós-guerra.

"Naturalmente, para o petróleo, este entusiasmo elevou os preços, segundo a hipótese de que os sinais de crescimento se traduzem em uma demanda mais sólida", explicaram analistas da MF Global.

Um forte aumento das vendas do varejo nos Estados Unidos também ajudou a animar os ânimos no mercado de cru pouco antes da aberturao.

"Os preços (do petróleo) são ditados essencialmente pela desvalorização do dólar e pelos indicadores econômicos", destacou Andy Lipow.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host