UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/11/2009 - 06h17

Obama inicia último dia de visita a China com encontro com Jiabao

PEQUIM, China, 18 Nov 2009 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, iniciou nesta quarta-feira o último dia de sua visita a China com uma reunião com o primeiro-ministro Wen Jiaobao, centrada nos temas econômicos.

O encontro teve início no meio da tarde, informou a agência oficial Nova China.

Os dois se reuniram em Diaoyutai, local onde são recebidos os convidados oficiais estrangeiros. Obama tinha um almoço programado com Jiabao, antes de visitar a Muralha da China.

As discussões em pauta envolvem sobretudo temas comerciais bilaterais.

Os dois governantes também podem abordar a questão nuclear norte-coreana, pouco mais de um mês depois de Kim Jong-Il informar a Wen Jiabao a disposição de retornar à mesa de negociações, desde que os Estados Unidos aceitem antes reuniões bilaterais.

Os encontros oficiais do presidente americano, que na terça-feira se reuniu com o colega Hu Jintao, resultaram até o momento em poucos acordos concretos e em nenhum passo adiante aparente nas divergências entre os dois países, em especial nos aspectos comerciais e na desvalorização do yuan.

Ao fim do encontro, os dois se limitaram a repetir a oposição ao protecionismo.

Sobre a desvalorização do yuan, objeto de grandes disputas entre China e Estados Unidos, Obama lembrou apenas declarações passadas da China favoráveis a um sistema cambial mais voltado para o mercado, a longo prazo.

Os assessores destacam que o presidente americano tenta construir uma relação sólida a longo prazo.

Barack Obama, que desembarcou na noite de domingo em Xangai, viajará ainda nesta quarta-feira para a Coreia do Sul, última etapa de uma visita a quatro países asiáticos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host