UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

20/11/2009 - 20h07

Petróleo recua com alta do dólar

NOVA YORK, EUA, 20 Nov 2009 (AFP) - Os preços do petróleo caíram novamente nesta sexta-feira em Nova York e em Londres, afetados pelo fortalecimento da moeda americana e pelas dúvidas sobre a reativação da economia dos Estados Unidos.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do West Texas Intermediate ("light sweet crude") para entrega em dezembro fechou a 76,72 dólares, em queda de 74 centavos em relação ao fechamento de quinta-feira.

No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro perdeu 44 centavos,, a 77,20 dólares.

Na ausência de notícias específicas sobre o mercado petroleiro, os operadores "seguiram a Bolsa e o dólar", explicou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.

Wall Street caiu hoje, refletindo a dúvida dos investidores sobre o vigor da recuperação econômica, o que elevou o dólar, um valor de refúgio.

A queda do dólar havia contribuído para manter os preços do petróleo, levando os investidores a recorrer às matérias-primas para se proteger da perda de valor de seu capital e da eventual inflação.

"Os preços subiram muito diante dos fundamentos do mercado, mas perderam impulso quando se aproximaram dos 80 dólares", disse Mike Fitzpatrick, da MF Global. "Com o fim (do contrato de dezembro em Nova York) e com a próxima semana encurtada pelo feriado (nos EUA), os operadores podem considerar que é um bom momento para realizar lucros".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host