UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/11/2009 - 11h29

Grã-Bretanha quer reforçar vínculos comerciais com China e Índia

LONDRES, 23 Nov 2009 (AFP) - O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, defendeu nesta segunda-feira o fortalecimento dos vínculos comerciais entre a Grã-Bretanha e os gigantes emergentes China e Índia para ajudar o país a sair da recessão.

Em um discurso em Londres no encontro anual da Confederação da Indústria Britânica (CBI), principal organização patronal do país, Brown também anunciou a realização de uma conferência internacional sobre investimento no Reino Unido em 2010.

Brown apresentou uma nova estratégia de crescimento neste encontro, ao lado do líder da oposição conservadora e possível próximo primeiro-ministro, David Cameron, e do diretor geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn.

"Em um tempo muito curto, receberemos mais de 400 empresas chinesas na Grã-Bretanha. Em nossa nova estratégia de crescimento, não quero somente centenas, mas milhares de empresas chinesas na Grã-Bretanha, e também empresas britânicas na China", declarou o chefe de governo trabalhista.

"Sei que assinaremos em breve novas parcerias estratégicas com a Índia, e nossas relações com os Estados Unidos são fortes", afirmou.

"Precisamos de uma Grã-Bretanha voltada para o exterior, atraindo investimentos e empregos com valor agregado", destacou.

"Nesta perspectiva, anuncio hoje uma conferência internacional sobre investimento, que realizarei no início do ano em Londres, com convite a investidores britânicos e estrangeiros para que venham ver as oportunidades que a Grã-Bretanha pode oferecer ao mundo", declarou Brown.

A recessão britânica, que começou no segundo trimestre de 2008, é a mais longa que o país já conheceu, com seis trimestres consecutivos de retrocesso do PIB (Produto Interno Bruto).

Ao contrário de outras grandes potências desenvolvidas, o país não saiu da recessão no terceiro trimestre de 2009, quando sua economia se contraiu 0,4%.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host