UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/11/2009 - 19h28

Petróleo fecha em leve alta em Nova York

NOVA YORK, EUA, 23 Nov 2009 (AFP) - Os preços do petróleo fecharam em leve alta nesta segunda-feira em Nova York, com as preocupações sobre a demanda anulando a disparada inicial provocada pela debilidade do dólar.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do 'light sweet' para entrega em janeiro ganhou 9 centavos em relação a sexta-feira, fechando a 77,56 dólares.

Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento subiu 26 centavos, para 77,46 dólares.

"Não houve sinal nem notícia para provocar vendas, somente uma mudança de percepção" sobre o vigor da recuperação econômica, o que alimenta os temores sobre a demanda, analisou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

O mercado abandonou progressivamente grande parte de seus ganhos.

O interesse nas matérias-primas foi impulsionado pela fraqueza do dólar, mas o fim da sessão foi menos animado e a disparada inicial acabou sendo contida, constatou Fitzpatrick.

"O dinheiro está indo para o petróleo não porque os investidores acham que a demanda vai ser forte, mas como parte de um investimento estratégico", afirmou Phil Flynn, da PFG Best Research, destacando que os elementos sobre a demanda foram desanimadores.

"Quando o ouro sobe, o petróleo parece barato", acrescentou.

De um modo geral, a desvalorização da moeda americana alimenta o interesse dos investidores pelas matérias-primas.

Desde que a Arábia Saudita, maior exportador da OPEP, anunciou um aumento de sua produção, os preços não passaram a marca de 80 dólares o barril, destacou o analista independente Ellis Eckland.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host