UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/11/2009 - 22h46

FMI acerta aumento de recursos

WASHINGTON, EUA, 24 Nov 2009 (AFP) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta terça-feira que vários de seus países membros concordaram em ampliar ainda mais os recursos da instituição, com 13 novos Estados contribuintes e cerca de 100 bilhões de dólares adicionais.

"Os 26 participantes atuais dentro dos novos acordos de empréstimos (NAE) se reuniram hoje, em Washington, com os representantes de 13 novos participantes potenciais", informou o FMI em seu comunicado.

Estes países "concordaram em ampliar os NAE, incluindo a adesão de novos participantes e acrescentando linhas de crédito de até 600 bilhões de dólares".

Durante a Cúpula de Londres, em abril passado, os países ricos e emergentes do G20 decidiram triplicar os recursos para empréstimos do Fundo, colocando a sua disposição 500 bilhões de dólares.

"O acordo de hoje sobre a ampliação dos NAE marca um momento importante para o multilateralismo e para o Fundo, e contribuirá para a eficiência do FMI em sua reação à crise e no reforço da arquitetura financeira internacional", disse o diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host