UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/11/2009 - 18h48

Petróleo ganha quase dois dólares em Nova York

NOVA YORK, EUA, 25 Nov 2009 (AFP) - Os preços do petróleo registraram forte alta nesta quarta-feira em Nova York, graças a indicadores positivos sobre a evolução da demanda nos Estados Unidos e a uma nova queda do dólar.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em janeiro subiu 1,94 dólar em relação ao fechamento de ontem, ficando a 77,96 dólares.

Assim, o preço do barril recuperou o 1,54 dólar perdido entre segunda e terça.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com igual vencimento ganhou 1,98 dólares, fechando a 78,44 dólares.

"O sentimento dominante no mercado se deve às notícias econômicas", comentou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. Segundo o analista, os responsáveis pelo aumento dos preços foram, entre outros fatores, "os números sobre o emprego, que mostram menos demandas de alocações, e a queda do dólar".

As novas inscrições ao desemprego nos Estados Unidos registraram forte baixa na semana passada nos Estados Unidos, caindo para 466.000, seu nível mais baixo desde setembro de 2008.

Outros indicadores positivos foram o crescimento maior do que o previsto das despesas de consumo das famílias em outubro, e as vendas de alojamentos novos atingindo seu nível mais alto desde setembro de 2008.

"A queda da demanda observada desde o ano passado está perdendo força. Vamos assistir a um crescimento da demanda, o que vai levar os preços do petróleo para cima", apostou Lipow.

Os mercados estarão fechados quinta-feira nos Estados Unidos, devido ao feriado de Thanksgiving.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host