UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/11/2009 - 13h18

Toyota faz recall de 110.000 pick-ups nos EUA

WASHINGTON, EUA, 25 Nov 2009 (AFP) - A montadora japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira que vai retirar temporariamente do mercado americano 110.000 pick-ups por problemas de corrosão de seu chassi.

A empresa alertou aos proprietários desses veículos que o sal colocado nas estradas em regiões muito frias do país pode corroer partes do chassi, provocando o desprendimento do estepe e possíveis danos nos freios.

O defeito foi observado nos modelos fabricados entre 2000 e 2003 do Toyota Tundra.

"O pneu estepe situado debaixo da caminhonete pode se separar. O desprendimento do estepe seria um risco para os carros que viajam atrás e aumentaria as possibilidades de um choque", alerta o comunicado do recall.

A Toyota também advertiu que a corrosão pode afetar uma válvula sobre a parte traseira dos freios.

Mais cedo, a imprensa japonesa afirmou que a Toyota planeja um recall de quatro milhões de veículos nos Estados Unidos para solucionar um problema no pedal do acelerador.

A medida seria motivada pela possibilidade do tapete nos pés do motorista deslizar e obstruir os pedais, destaca a agência de notícias Kyodo, que cita fontes ligadas à questão.

A montadora pode anunciar a medida ainda nesta quarta-feira.

Segundo a Toyota, a administração de segurança viária das estradas nacionais dos Estados Unidos informou ter recebido no mês passado relatos de 100 incidentes vinculados a esta falha técnica, dos quais 17 terminaram em acidentes com cinco mortes em veículos Toyota, segundo a Kyodo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host