UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/11/2009 - 15h17

Bolsas europeias fecham em queda livre, em meio a temor sobre Dubai

LONDRES, Reino Unido, 26 Nov 2009 (AFP) - O Footsie-100, principal índice da Bolsa de Londres, cedeu 170,68 pontos nesta quinta-feira, ou seja 3,18%, a 5.194,13 pontos; seguido pelo índice Dax da Bolsa de Frankfurt, com queda de 3,25% a 5.614,17 pontos, e pela Bolsa de Paris - em baixa de 3,41%, em meio aos temores sobre as dificuldades financeiras, em Dubai.

O Emirado, atingido em cheio pela crise financeira, depois de anos de crescimento ininterrupto, informou sobre a intenção de pedir aos credores de seu conglomerado Dubai World seis meses de moratória para o pagamento de uma dívida.

Os riscos de falência do Emirado de Dubai reavivam as inquietações sobre a saúde financeira de alguns países, em especial da Europa do Leste, esmagados pelo endividamento público e enfraquecidos pela recessão mundial.

"Os investidores tinham fortes preocupações com a dívida de Dubai há meses", mas "o anúncio desta quinta-feira foi o catalisador", declarou Alice Lhabouz, gerente associada da firma Turgot Asset Management.

Uma nota do banco Credit Suisse cifra em 13 bilhões de euros a exposição de bancos europeus à dívida de Dubai.

Outro fator que pesou sobre as bolsas: o enfraquecimento do dólar, que chegou a um patamar histórico em relação ao yen. A moeda americana também ultrapassou um teto, do ponto de vista técnico, chegando a ser negociado a 1,50 euro, antes de se recuperar levemente durante o dia.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host