UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/11/2009 - 10h32

Peter Sauber compra a escuderia de F1 BMW Sauber

BERLIM, Alemanha, 27 Nov 2009 (AFP) - A escuderia de Fórmula 1 BMW Sauber passará ao controle do suíço Peter Sauber e não ao fundo de investimentos Qadbak Investment, como chegou a ser anunciado em setembro, divulgou a montadora alemã.

A BMW e Peter Sauber fecharam um acordo de compra que está condicionado à participação da escuderia no Mundial de Fórmula 1 de 2010, segundo a montadora, que não revelou o valor da operação.

Também não explicou o fim do acordo inicial com a Qadbak Investments, que representa os interesses de várias famílias no Oriente Médio e Europa.

Em julho, a BMW anunciou a retirada da Fórmula 1 ao fim do Mundial de 2009, em consequência de uma nova direção estratégica da empresa.

A empresa informou que a competição de carros, com muitos gastos em combustível, não se enquadra na ambição da BMW de construir uma imagem de marca "limpa"

Depois de três temporadas com resultados promissores, a BMW Sauber teve um ano ruim em 2009, com a nona posição no Mundial de construtores, com 36 pontos.

Peter Sauber, de 66 anos, está presente desde a década de 70 na Fórmula 1, mas em 2005 cedeu a escuderia a BMW, apesar de ter permanecido vinculado ao desenvolvimento técnico da equipe.

A equipe permanecerá com a sede na Suíça, em Hinwill, mas o número de funcionários cairá de 380 a 250 pessoas.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host