UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/11/2009 - 18h57

Petróleo limita perdas e fecha acima dos 76 dólares em NY e 77 em Londres

NOVA YORK, EUA, 27 Nov 2009 (AFP) - Os preços do petróleo recuperaram alguns centavos em Londres e caíram em Nova York nesta sexta-feira, depois de limitar suas perdas do começo do pregão, provocadas pelos temores sobre a situação financeira do emirado de Dubai.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em janeiro terminou a 76,05 dólares, em queda de 1,91 dólares, depois de despencar a 72,39 dólares nas operações eletrônicas prévias à abertura.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento recuperou 19 centavos, cotado a 77,18 dólares, depois de perder 1,45 dólar na quinta-feira.

"O mercado parece ter se acalmado, mas a tendência ainda não foi claramente revertida", estima Ellis Eckland, analista independente. "O petróleo é um dos principais ativos 'de risco' e foi um dos primeiros a ser vendidos diante de temores de que o sistema financeiro possa ter problemas".

Na noite de quarta-feira, o emirado anunciou sua intenção de solicitar a seus credores da empresa estatal Dubai World uma moratória de seis mesespara uma dívida de quase 60 bilhões de dólares.

O mercado nova-iorquino permaneceu fechado na quinta-feira devido ao feriado do Dia de Ação de Graças, e só nesta sexta reagiu à situação de Dubai, que afetou duramente os mercados europeus e asiáticos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host