UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

30/11/2009 - 15h36

Primeiro A380 da Air France sofre mais um incidente

PARIS, França, 30 Nov 2009 (AFP) - Cinco dias depois de sua inauguração, o primeiro A380 da Air France teve de voltar para Nova York na sexta-feira após sofrer uma pane "menor" em seu sistema de informática, no segundo incidente envolvendo o maior avião de carreira do mundo.

O Airbus A380, que fazia a ligação entre Nova York e Paris com 530 passageiros a bordo, teve de dar meia volta, uma hora e meia depois da decolagem, anunciou a companhia nesta segunda-feira, confirmando informações da AFP.

O aparelho foi consertado e decolou novamente duas horas depois, explicou a Air France.

"Foi um problema em um computador de bordo, mas a velocidade do avião não chegou a ser afetada", destacou um porta-voz da Air France, mencionando uma "pane menor" que "tornou a navegação um pouco imprecisa".

"Existe hoje um princípio de precaução absoluta. No menor problema, o avião volta, é consertado e sai novamente", ressaltou.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha (SNPL), majoritário na Air France, o problema vinha do piloto automático.

"Ele não estava funcionando", afirmou Erick Derivry, porta-voz do SNPL, referindo-se também a um "problema menor".

Segundo Derivry, a tripulação tentou várias vezes relançar o sistema. "Como não conseguiu, a única opção era retornar a Nova York", explicou.

"Incidentes como este acontecem a toda hora", minimizou o porta-voz.

Assim como os outros aparelhos, o A380 tem pelo menos dois pilotos automáticos.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host