UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/12/2009 - 17h16

Consenso na Opep : não haverá "mudanças" na produção de petróleo

LUANDA, 21 dez 2009 (AFP) - Não haverá "mudanças" no nível de produção da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) em sua reunião desta terça-feira em Luanda, já que os preços atuais são "excelentes", informou nesta segunda-feira o ministro saudita do Petróleo, Ali al Nuaimi.

"Não haverá mudanças, não haverá mudanças", insistiu Nuaimi, ao chegar ao centro de convenções Talatona, onde se celebra esta primeira ministerial da Opep, em Angola.

Segundo o ministro saudita e secretário-geral da Opep, os atuais preços do cru, em torno dos 75 dólares, são "excelentes".

A Opep, que fornece 40% da produção mundial, mantém sua oferta em 24,84 milhões de barris diários desde 1 de janeiro deste ano, depois de ter realizado no último trimestre de 2008 um dos maiores cortes de sua história, ao retirar do mercado 4,2 mbd.

Desde então a situação melhorou. Depois de cair em dezembro do ano passado a 32,40 dólares, o preço do barril duplicou em alguns meses superando o teto de 80 dólares em outubro passado, retrocedendo um pouco, em seguida.

"Não vislumbramos" um aumento da produção da Opep para o próximo ano, afirmou, além disso, o secretário-geral El Badri, em referência às perspectivas para 2010.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host