UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

21/12/2009 - 14h09

Standard and Poor's eleva a perspectiva da Rússia de "negativa" à "estável"

MOSCOU, 21 dez 2009 (AFP) - A agência de classificação de riscos Standard and Poor's elevou a perspectiva da dívida soberana da Rússia de "negativa" a "estável", ao considerar que a situação orçamentária do país tende a melhorar, anunciou nesta segunda-feira em comunicado.

Além disso, confirmou a classificação da dívida a longo prazo em moeda estrangeira e local: "BBB/A-3" e "BBB/A-2", respectivamente.

"Consideramos que os resultados em matéria de orçamento e de conta corrente da Rússia vão melhorar progressivamente, graças a uma certa estabilização comercial e ao compromisso de consolidar a posição fiscal nos próximos anos anunciado pelas autoridades", declarou Franck Gill, analista da agência, citado em comunicado.

A SP havia baixado, no começo de dezembro de 2008 a nota da dívida soberana russa, ao considerar que sua capacidade de enfrentar as dívidas havia se fragilizado por fugas de capital e rápida diminuição de suas reservas.

Mas mais tarde, o aumento dos preços do petróleo - de 40 dólares o barril aos 75 dólares atuais - permitiram a recuperação da economia russa, que depende fundamentalmente de suas exportações de petróleo.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host