UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/12/2009 - 06h32

Eurotúnel reabre após quatro dias de paralisação

PARIS, 22 dez 2009 (AFP) - Os primeiros trens Eurostar que ligam Paris e Londres iniciaram viagem na manhã desta terça-feira das duas capitas, após quatro dias de paralisação do tráfego provocada pelo tempo ruim.

O primeiro Eurostar - que passa pelo Eurotúnel sob o Canal da Mancha - saiu de Paris às 7H10 GMT (5H10 de Brasília) com destino a Londres. Na capital britânica, a primeira composição partiu às 7h50 (5H50 de Brasília) com destino a França.

"Foi o caos", declarou à AFP David James, um técnico de informático de 47 anos, antes de subir no trem em Paris.

"Passamos dias muito ruins", completou o britânico, que viaja com a esposa e dois filhos, de sete e cinco anos.

Após a saída de um primeiro trem com capacidade para 750 pessoas, lotado, centenas de passageiros aguardavam na estação parisiensea Gare du Nord pelas próximas composições.

O tráfego dos Eurostar, interrompido na madrugada sábado, será restabelecido progressivamente, com o funcionamento de dois terços dos trens programados durante o dia.

No total, 75.000 passageiros foram afetados pela interrupção nos dois países.

Apesar da retomada do tráfego, a empresa que administra a linha aconselhou os usuários a adiarem as viagens, caso as mesmas não sejam indispensáveis, para depois do Natal.

Cinco trens ficaram bloqueados no túnel sob o Canal da Mancha na noite de sexta-feira com 2.000 pessoas a bordo.

Alguns passageiros ficaram mais de 15 horas sem água ou alimentação, sob intenso frio, sem informações sobre a situação.

A companhia pública francesa de trens (SCNF), acionista majoritária do Eurostar com a britânica London and Continental Railways (LCR) e a belga (SCNB), tenta agora solucionar a crise.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host