UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/01/2010 - 18h50

Petróleo volta a subir em Nova York e Londres

Os preços do petróleo voltaram a subir nesta terça-feira em Nova York, após cinco sessões consecutivas de queda e uma incursão abaixo dos 77 dólares o barril pela primeira vez desde o fim de dezembro.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em fevereiro aumentou 1,02 dólar em relação ao fechamento de sexta-feira, encerrando a 79,02 dólares.

Os preços caíram durante grande parte da sessão e chegaram a 76,76 dólares - seu nível mais baixo desde o dia 24 de dezembro - antes de voltar a subir.

Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com igual vencimento ganhou 53 centavos, fechando a 77,63 dólares.

"Acho que este aumento é técnico. Provavelmente houve ordens de compra quando os preços caíram abaixo dos 77 dólares o barril", analisou Jason Schenker, da Prestige Economics.

"É um resultado estranho", comentou o analista independente Ellis Eckland. "Acho que o petróleo acompanhou a Bolsa", acrescentou.

Wall Street estava em alta no fim da sessão desta terça-feira.

Além disso, "parece que as últimas previsões meteorológicas apontam para um tempo mais frio nos Estados Unidos", o que deve sustentar o consumo, segundo Eckland.

No entanto, "o mercado perdeu o impulso na semana passada", comentou Phil Flynn, da PFG Best Research.

Depois de chegar a quase 84 dólares o barril, os preços do petróleo acumularam cinco sessões de queda, perdendo quase cinco dólares no total.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve sua previsão de fraca recuperação (+0,98%) da demanda mundial de bruto em 2010. No entanto, o cartel destacou que "o recuo do consumo nos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) deve diminuir com a retomada das atividades econômicas".

Em 2009, a demanda mundial de petróleo caiu 1,4 milhão de barris por dia (mbd), enquanto que a dos países que não integram a OCDE aumentou 0,5 mbd.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host