UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/01/2010 - 19h35

EUA construirão primeira rede de trens de alta velocidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira a construção da primeira rede ferroviária de alta velocidade nos Estados Unidos, com um investimento inicial de 8 bilhões de dólares, que inclui trens bala para a Flórida e Califórnia.

Em uma visita à cidade de Tampa, na Flórida, Obama anunciou que destinará aos estados recursos do pacote de estímulo econômico para a construção do primeiro serviço nacional de trens de alta velocidade nos Estados Unidos.

O plano anunciado prevê um trajeto nacional com treze linhas férreas.

Obama disse que o plano ferroviário dará trabalho a muitos norte-americanos e será um dos passos que o governo adotará para combater o desemprego, "construindo a infraestrutura do futuro".

O corredor da Flórida, onde se destina inicialmente 1,25 bilhão de dólares, unirá as cidades de Tampa e Orlando, com velocidades que alcancarão os 270 km por hora, e se extenderá em uma segunda etapa até Miami.

Na Califórnia, um trem bala com velocidades de até 350 km/h conectará Los Angeles e San Francisco, e tem 2,25 bilhões de dólares disponibilizados, falou o governo norte-americano.

O governo afirma que o plano ferroviário gerará dezenas de milhares de novos empregos em todo o país apenas na preparação dos terrenos, colocação de trilhos e construção de estações.

Outras linhas serão construídas unindo as cidades de Chicago com St. Louis e Kansas City, no centro do país; Madison e Milwaukee com Chicago, no centro-norte; Charlotte e Raleigh com Richmond Virginia e Washington DC, no leste americano.

No noroeste, será construído um corredor entre as cidades de Eugene e Portland e Seattle; Cincinatti - Cleveland no centro-leste; Chicago - Detroit também no centro-leste, e uma linha do noroeste que ligará Washington DC, Filadelfia, Nova York, Boston, Brunswick e outras cidades de quase uma dezena de estados dessa região.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host