UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

29/01/2010 - 15h34

Toyota anuncia recall de 1,8 milhão de veículos na Europa

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta sexta-feira que vai retirar do mercado europeu cerca de 1,8 milhão de veículos devido a um defeito no acelerador.

"O número exato de unidades afetadas ainda está sendo investigado, mas pode alcançar 1,8 milhão", admitiu a empresa em um comunicado divulgado em Bruxelas.

Os veículos em questão pertencem a oito modelos que a Toyota comercializa en Europa - AYGO, iQ, Yaris, Auris, Corolla, Verso, Avensis e RAV4--, vendidos desde fevereiro de 2005.

Por outro lado, indicou que nem o modelo "Lexus nem qualquer outro estão afetados" pela medida.

"Compreendemos que a situação atual está suscitando preocupação e lamentamos isso profundamente", declarou Tadashi Arashima, presidente da Toyota Motor Europa.

A montadora esclareceu que "havia identificado a solução" para o defeito técnico e que estava à espera de "uma avaliação final e da confirmação".

A Toyota retirou na semana passada 2,3 milhões de carros e caminhões nos Estados Unidos pelo mesmo motivo que na Europa, ou seja, um problema com o acelerador que pode ser bloqueado quando se pisa ao máximo.

A empresa também anunciou na quinta-feira que retirava outros 1,093 milhão de veículos nos Estados Unidos devido a um outro defeito que também pode bloquear o mesmo pedal.

No total, 9,4 milhões de veículos serão retirados no mundo desde o ano passado pela Toyota, que em 2008 se tornou a primeira montadora mundial, superando a General Motors.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host