UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/01/2010 - 09h42

Plano de resgate financeiro dos EUA não alcançou suas principais metas

O plano de 700 bilhões de dólares dos Estados Unidos para salvar seu sistema financeiro não alcançou suas principais metas, como expandir os empréstimos e reduzir as atividades de risco dos bancos, afirma o auditor especial para esse plano em um relatório apresentado ao Congresso Americano.

O responsável por avaliar o plano conhecido por sua sigla TARP afirma que é muito cedo para medir o êxito do programa aprovado no clímax da crise financeira em outubro de 2008.

O relatório assinala que "há sinais claros que alguns aspectos do sistema financeiro estão, de longe, mais estáveis do que no auge da crise de 2008".

No entanto, o texto adverte que muitas das metas "simplesmente não foram alcançadas " e que persiste a possibilidade de uma nova crise se não forem aplicadas novas reformas.

"Apesar de o TARP salvar nosso sistema financeiro de cair barranco abaixo em 2008, com a ausência de uma reforma significativa, continuamos dirigindo na mesma montanha sinuosa, mas desta vez, com um carro mais veloz", conclui o informe.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host