UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 18h37

Petróleo continua subindo em Nova York

Os preços do petróleo dispararam nesta terça-feira em Nova York, ganhando quase dois dólares graças ao enfraquecimento do dólar.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de 'light sweet' para entrega em março fechou a 73,75 dólares, um aumento de 1,86 dólar em relação ao fechamento de segunda-feira.

"A taxa de câmbio" foi o principal motor do mercado, explicou Antoine Halff, do Newedge Group.

O euro chegou a superar 1,38 dólar nesta terça-feira. O recuo da moeda americana favorece os investidores que possuem outras divisas.

"O mercado ficou travado quando o dólar ganhou força em relação ao euro", lembrou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates. O barril de petróleo chegou a perder seis dólares em três dias, antes de iniciar uma recuperação segunda-feira.

"Muitos atores do mercado estão preocupados com o déficit orçamentário da Grécia e das economias espanhola, portuguesa ou de outros países da zona euro", comentou Lipow.

No entanto, segundo o analista, os investidores se mostraram "otimistas" nesta terça-feira quanto à capacidade do governo grego de controlar seu déficit.

Os dirigentes da União Europeia se reunirão quinta-feira em cúpula extraordinária em Bruxelas para conversar sobre a crise econômica e a perservação do modelo social europeu.

O mercado está se preparando para a publicação dos estoques semanas de petróleo nos Estados Unidos, prevista para esta quarta-feira.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host