UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 11h16

Prius, o híbrido emblemático da Toyota

O carro híbrido Toyota Prius, afetado por um problema de freios, está no centro da estratégia do gigante japonês do automóvel, que deposita grandes esperanças neste tipo de "veículo ecológico" movido a combustível e à eletricidade.

O Prius, cujo nome significa "o primeiro" em latim, é justamente o primeiro carro híbrido produzido em grande escala no mundo. A primeira versão foi lançada em 1997. Até o dia 31 de agosto passado, quase 1,5 milhão de Prius haviam sido vendido em cerca de 40 países.

O Prius foi o carro mais popular do Japão em 2009, com 208.876 unidades entregues, graças às vantagens financeiras oferecidas pelo governo aos compradores de carros "limpos". A terceira geração do veículo, a que foi afetada pelos problemas de freios, foi lançada inicialmente no arquipélago em maio de 2009, e deve ser comercializada progressivamente em cerca de 80 países.

O novo Prius é fabricado exclusivamente no Japão. Ele é equipado com uma bateria de níquel-hidreto metálico, de um motor elétrico e de um motor para gasolina de 1,8 litros.

A Toyota apresentou em dezembro a quarta geração do Prius, recarregável com uma simples tomada. Esta versão é a primeira equipada com uma bateria de íon lítio, que lhe dá maior autonomia. O futuro Prius será lançado em 2011.

Os carros híbridos constituem o pilar da atual estratégia de desenvolvimento da Toyota. O número um mundial do automóvel prevê que este tipo de motorização dupla representará 30% de sua produção em 2020, ano em que todos os modelos da Toyota já poderão ser comprados em versão híbrida.

A montadora quer ultrapassar "o mais rápido possível" o número de um milhão de carros híbridos vendidos a cada ano no mundo. Para a Toyota, o híbrido é uma tecnologia de transição antes da popularização dos carros totalmente elétricos, nos arredores de 2030.

A estratégia da Toyota é diferente da de outras grandes montadoras, como Nissan e Renault, cépticos sobre o futuro do carro híbrido e que já apostam no carro elétrico.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host