UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 06h21

Toyota anuncia recall de quase 400.000 carros híbridos

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta terça-feira um recall de quase 400.000 veículos híbridos em todo o mundo, principalmente a última versão do Prius, por um problema no sistema de freios.

Os modelos afetados pelo problema são o Prius, o SAI, o Lexus HS250h e o Prius PHV (uma versão do Prius pouco vendida, cuja bateria pode ser carregada em uma tomada comum).

A medida afeta 223.068 carros no Japão e 147.500 nos Estados Unidos, segundo a empresa, líder mundial do setor.

"A Toyota começarará a prevenir seus clientes nesta terça-feira por meio das concessionárias e estas aplicarão as medidas de reparo, uma intervenção de 40 minutos por carro, a partir de 10 de fevereiro", explica um comunicado divulgado pela montadora.

Após o anúncio, o presidente da Toyota afirmou em uma entrevista coletiva que que a empresa fará o possível para recuperar a confiança dos clientes.

Akio Toyoda, que preside o grupo fundado por seu avô, anunciou ainda que viajará aos Estados Unidos para explicar o recall de milhões de veículos afetados por problemas técnicos.

"Lamento muito as inquietações e os problemas que criamos a respeito da segurança e da qualidade", declarou Toyoda.

"Vamos redobrar nosso compromisso com a qualidade, que constitui o centro de nossa empresa, sob minha direção".

"Vamos trabalhar o assunto com os distribuidores e fornecedores. Juntos faremos todo o possível para recuperar a confiança de nossos clientes", concluiu Toyoda.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host