UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

22/03/2010 - 23h12

Paulo Bernardo: BID precisará de mais dinheiro em 4 anos

O ministro brasileiro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) precisará de uma nova recapitalização em três ou quatro anos, apesar do aumento de capital de 70 bilhões de dólares aprovado hoje.

"Este acordo permite manter um nível de aprovação e desembolso (anual) da ordem de 12 bilhões de dólares, mas é preciso lembrar que no ano passado o Banco aprovou quase 16 bilhões e que a demanda é crescente", destacou Paulo Bernardo.

"Para os próximos três anos isto está resolvido, mas a demanda continua crescendo (...) e não descarto que em quatro anos voltemos a discutir um novo aumento de capital".

"Poderíamos ter tentado dar ao Banco o tamanho necessário para atender todas as demandas que vai ter", explicou o ministro.

"Se no momento em que todos esperam um Banco maior você fica limitado a regulamentos; ou a direção busca alternativas ou vamos pressionar para resolver este problema".

O aumento de capital do BID, o maior de sua história, quase duplicou a capacidade de crédito do Banco, ao final de duras negociações entre os estados membros.

Estados Unidos, o principal acionista, pressionou e impôs condições à ampliação, como uma maior transparência e mais controle interno dos investimentos, assim como melhor avaliação dos projetos de investimento.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host