UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

23/03/2010 - 06h35

Toshiba e Bill Gates negociam desenvolvimento de reator nuclear

O conglomerado japonês Toshiba anunciou nesta terça-feira que negocia com a empresa TerraPower, do bilionário americano Bill Gates, o desenvolvimento de um pequemo reator nuclear de nova geração TWR, capaz de funcionar 100 anos sem a necessidade de recarregar o combustível.

"A Toshiba iniciou discussões preliminares com a TerraPower. Contemplamos a possibilidade de trabalhar juntos", declarou o porta-voz da Toshiba, Keisuke Ohmori.

Bill Gates e outros diretores da TerraPower visitaram ano passado um laboratório de pesquisa nuclear da Toshiba perto de Tóquio.

Ohmori destacou que as discussões estão na etapa de troca de informações.

"Nada concreto foi decidido sobre o desenvolvimento ou investimento", insistiu.

O TWR (Traveling Wave Reactor), que ainda não teve nenhuma unidade construída, consumiria uranio empobrecido, ao contrário dos reatores clássicos de água leve (LWR), que devem ser recarregados com urânio enriquecido.

Segundo o jornal Nikkei, Bill Gates pretende investir parte da fortuna pessoal para que o TWR se torne realidade.

A TerraPower, empresa com sede em Washington e controlada por Gates, ambiciona comercializar o TWR até 2020. No entanto, a companhia não tem competência na área de construção de centrais nucleares e por isso buscaria uma aliança com a Toshiba.

O anúncio ajudou as ações da Toshiba na Bolsa de Tóquio. Nesta terça-feira, o índice Nikkei 225 caiu 0,47%, mas o título da empresa subiu 3,55% após a revelação das negociações com Bill Gates.

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host