UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 17h10

Petróleo fecha estável em sessão marcada por avanço do dólar

Os preços do petróleo fecharam quase estáveis nesta quinta-feira em Nova York. O barril perdeu seus ganhos iniciais no fechamento de uma sessão volátil, dominada pelo avanço da moeda americana, cujo fortalecimento torna o petróleo menos atraente.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril da West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude", negociado nos EUA) para entrega em maio fechou em 80,53 dólares, em baixa de 8 centavos em relação ao fechamento de quarta-feira.

"Os movimentos seguem bastante limitados, é principalmente a evolução das moedas que faz os preços avançarem", observou Bart Melek, da BMO Capital Markets.

Em leve alta durante grande parte da sessão, os preços estabilizaram-se na última hora de operações, quando o dólar se fortalecia, alcançando seu nível máximo em 10 meses frente ao euro.

"Claramente, há muitos temores em relação à Europa", declarou Ellis Eckland, analista independente. "O petróleo está surpreendentemente firme frente ao dólar, e deve haver sinais de demanda física" de petróleo, completou.

No início da sessão, os preços foram beneficiados - juntamente a um modesto retrocesso do dólar - com um indicador alentador nos Estados Unidos. As novas solicitações de seguro-desemprego baixaram mais que o previsto na semana passada.

"Isso significa que as perspectivas melhoram para o emprego, o que implica em uma maior demanda por petróleo", considerou Bar Melek.

"A tendência de curto prazo parece ser de alta", afirmou Tom Bentz, do BNP Paribas. "Mas o mercado parece acomodado no nível atual".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host